Bravo Zulu Corveta Caboclo V 19!
Quando eu estava na Escola de Aprendizes Marinheiro de Pernambuco em
1955, assisti a entrada da Corveta Caboclo- V 19 em águas brasileiras, cruzando
a barra do porto de Recife procedente da Holanda. Lembro que o 5º grupo do qual
eu fazia parte foi oficialmente visitar o navio, novinho, cheirando a tinta.
Hoje, cinquenta anos depois me
surpreende ver as imagens na Televisão, a Corveta Cabocla, V 19 bela, intrépida
e altaneira nos confins do atlântico, recolhendo destroços do avião da Air
France que caiu no oceano atlântico a 1200 km de Fernando de Noronha. Eu não imaginava cinquenta e cinco anos depois a Corveta ainda estivesse em atividade. Egresso do CL Barroso, C11, embarquei na Corveta
Caboclo em janeiro de 1962. Sediada na Base Naval de Natal, fazia parte da antiga
Força Patrulha Costeira do Nordeste, (Forpacone).
A Corveta Caboclo é um navio
de médio porte construído na Holanda para as missões de patrulha desencalhe e reboque
na costa brasileira. Fazia parte de uma encomenda de dez navios dessa classe feita
pela Marinha Brasileira aos estaleiros Holandeses. Constava do seu armamento um canhão de 76 mm
na proa, duas metralhadores Oerlinkon de 20 mm no convés superior e na popa tinha
instalado reparos para lançamento de bombas de profundidade e calhas para
lançamento de minas anti submarino. A
sua máquina principal constava de dois motores Sulzer Freres 6TD 36 de 1080HP.
Para força e luz o navio era equipado com dois motores auxiliares, (MCA) MAN de
250 KVA e um motor de emergência de 150 KVA. Do navio trago ótimas lembranças,
e como não, muitas saudades: Na primeira semana do meu embarque o navio fez um
Socorro Marítimo na costa paraibana fazendo um reboque do NT Custódio de Melo, sendo
assim o meu batismo de fogo. Fiz também a minha primeira entrada na barra de
Natal, RN, e os profícuos exercícios de postos de combate.
Quando essa operação humanitária terminar, certamente
que as autoridades navais vão inserir com tintas vivas na antepara do Passadiço
da Valorosa Corveta, o orgulhoso Lema: ECO BARRA.
Eram 10 as corvetas da classe Imperial Marinheiro assim distribuídas: 4 em Belém, 4 em Natal e as outras no Rio.
ResponderExcluirV- 15 IMPERIAL MARINHEIRO / V - 16 - IGUATEMI / V - 17 - IPIRANGA / V - 18 - FORTE DE COIMBA - V - 19 - CABOCLO / V - 20 - ANGUSTURA / V - 21 - BAIANA / V - 22 - MEARIM / V - 23 - PURUS / V - 24 - SOLIMÕES
Eu servi 4 anos na V - 23 Purus, onde vivi sofridas operações de salvamento e reboque e resgates.